A saúde mental é um aspecto essencial do nosso bem-estar geral, impactando diretamente nossa qualidade de vida, relacionamentos e produtividade, porém, muitas vezes negligenciamos pequenos hábitos vitais para melhorá-la no dia a dia. Separamos aqui algumas dicas simples e práticas para você começar, a partir de já, a cuidar de sua mente.
1. Pratique a Atenção Plena (Mindfulness)
Sem dúvidas, uma das maneiras mais eficazes de melhorar sua saúde mental é através da prática da atenção plena,ou seja,estar presente no momento e prestar atenção às suas emoções, pensamentos e ao ambiente ao seu redor, sem julgamentos. Realizar meditação ou simplesmente reservar um tempo curto para espairecer, podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o foco. Algumas técnicas de respiração podem auxiliar e muito neste processo.
2. Tenha uma rotina de sono adequada
Dormir bem é fundamental para a saúde mental. A falta de sono pode agravar sintomas de estresse, depressão e ansiedade. Por esse motivo, tente manter uma rotina regular de sono, com horários fixos para dormir e acordar. Procure encerrar o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos 1 hora antes de se deitar, e tente criar uma rotina do sono, por exemplo: tomar um banho, apagar as luzes e por uma música instrumental de fundo.
3. Exercite-se regularmente
Reserve uma hora diariamente para se exercitar, pois, a prática de atividade física não beneficia apenas o corpo, mas também a mente. Durante o exercício, nosso cérebro libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Seja uma caminhada ao ar livre, uma sessão de ioga ou uma ida à academia, o importante é manter-se ativo.
4. Desenvolva Conexões Sociais Positivas
Ter uma rede de apoio social é vital para a saúde mental. Reserve um tempo para se conectar com amigos e familiares, conversar sobre seus sentimentos e ouvir os outros. Sentir-se compreendido e apoiado pode aliviar o estresse e melhorar seu estado emocional. E caso esteja em um círculo social negativo, pessimista ou até mesmo abusivo, afaste-se destas pessoas, pois elas não irão agregar em nada em sua vida e ainda por cima poderão te levar para o fundo do poço junto delas..
5. Estabeleça Limites e Priorize o Autocuidado
É fácil se sobrecarregar com as demandas do dia a dia, o que pode afetar e muito sua saúde mental. Saber dizer “não” e considerar seus próprios limites é muito importante para evitar o esgotamento mental. Além disso, dedique um tempo para atividades que lhe tragam prazer e relaxamento, como hobbies, leitura ou passar um tempo na natureza.
6. Busque Ajuda Profissional Sempre Que Necessário
Nem sempre conseguimos nos cuidar sozinhos sozinhos. Neste caso, se você sente que seus problemas emocionais estão afetando significativamente sua vida,não exite em procurar um psicólogo ou terapeuta. O apoio profissional pode ser uma ferramenta valiosa para lidar com questões mais profundas. E apenas estes profissionais vão poder identificar se você precisará de auxílio de um psiquiatra (médico responsável por tratar da saúde mental), o qual, irá prescrever, se necessário, alguma medicação.
Devemos manter os cuidados com nossa saúde mental e nosso corpo constantemente, ambos têm a mesma importância para nossa qualidade de vida. Pequenas mudanças no seu dia a dia, como a prática de mindfulness, exercícios regulares e estabelecer limites saudáveis, podem ter um impacto positivo enorme. E lembre-se: que este é um processo contínuo, e você não está sozinho, sempre busque ajuda. não há vergonha nenhuma em reconhecer que algo não vai bem, mas não se preocupe, você voltará mais forte do que nunca.